quarta-feira, 30 de março de 2011

F[r]esta

Somewhere in the Universe, 2010 © Adelina Silva


Em meus momentos escuros
Em que em mim não há ninguém
E tudo é névoas e muros
Quanto a vida dá ou tem,

Se, um instante, erguendo a fronte
De onde em mim sou soterrado,
Vejo o longínquo horizonte
Cheio de Sol posto ou nado,

Revivo, existo, conheço:
E, inda que seja ilusão
O exterior em que me esqueço,
Nada mais quero nem peço:
Entrego-lhe o coração.

Fernando Pessoa, in "Ficções do Interlúdio"

domingo, 27 de março de 2011

Pórtico

Magalluf, 2010 © Adelina Silva


Quem quer que sejas: Quando a noite vem,
sai do teu quarto onde tudo conheces;
a tua casa é a última ante o longe:
Quem quer que sejas.
Com teus olhos, que, de cansados, mal
conseguem libertar-se do teu limiar gasto,
levantas devagar uma árvore negra
e põe-la ante o céu: esguia, só.
E fizeste o mundo. E ele é grande
e como palavra ainda a amadurar no silêncio.
E quando o teu querer abrange o seu sentido,
teus olhos o abandonam, ternamente...

Rainer Maria Rilke, in "Poemas - Elegias de Duíno - Sonetos a Orfeu"

sexta-feira, 25 de março de 2011

Infinito Presente

Londres, 2011 © Adelina Silva

No movimento veloz
de nossa viagem,
embala-nos a ilusão
da fuga do tempo. Poeira esparsa no vento,
apenas passamos nós.
O tempo é mar que se alarga

num infinito presente.

Helena Kodody, in “Viagem no Espelho"

domingo, 20 de março de 2011

Acabou-se a sorte

Londres, 2011 © Adelina Silva

O meu útero repousa
na bandeja de cirurgia

Transforma-se em cinza
nos lixões hospitalares

Não tenho porque manter
compromisso com o mistério

Não adivinho mais a sorte

Já queimei o tarot.

Aleyda Quevedo Rojas, in “Soy mi cuerpo”

sexta-feira, 18 de março de 2011

Uma cidade pode ser...

Londres, 2011 © Adelina Silva

Uma cidade pode ser
apenas um rio, uma torre, uma rua
com varandas de sal e gerânios
de espuma. (…)

Uma cidade pode ser
um coração,
um punho.
Albano Martins, in "Castália e Outros Poemas"

quarta-feira, 9 de março de 2011

Aplausos

Londres, 2011 © Adelina Silva


- Portanto, nada de contenção exagerada. O seu discernimento deve ser o seu guia. Ajuste o gesto à palavra, a palavra ao gesto, e cuide de não perder a simples naturalidade. Pois tudo o que é forçado foge do propósito da actuação, cuja finalidade, tanto na origem como agora, era e é erguer um espelho diante da natureza. Mostrar à virtude as suas feições; ao orgulho, o desprezo, e a cada época e geração, sua figura e estampa. O exagero e a imperícia podem divertir os incultos, mas causam apenas desconforto aos judiciosos; àqueles cuja censura, ainda que de um só, deve pesar mais em sua estima que toda uma plateia de ignorantes.


William Shakespeare, in "Hamlet"

quinta-feira, 3 de março de 2011

Do que nada se sabe

Ciudad Rodrigo, 2009 ©Adelina Silva



A lua ignora que é tranquila e clara
E não pode sequer saber que é lua;
A areia, que é a areia. Não há uma
Coisa que saiba que sua forma é rara.
As peças de marfim são tão alheias
Ao abstracto xadrez como essa mão
Que as rege. Talvez o destino humano,
Breve alegria e longas odisseias,
Seja instrumento de Outro. Ignoramos;
Dar-lhe o nome de Deus não nos conforta.
Em vão também o medo, a angústia, a absorta
E truncada oração que iniciamos.
Que arco terá então lançado a seta
Que eu sou? Que cume pode ser a meta?


Jorge Luis Borges, in "A Rosa Profunda"