domingo, 9 de agosto de 2009

Olhar, ver e chorar

Magaluff/Palma Nova, 2009 © Adelina Silva

Notável criatura são os olhos! Admirável instrumento da natureza; prodigioso artifício da Providência! Eles são a primeira origem da culpa; eles a primeira fonte da Graça. (...) Todos os sentidos do homem têm um só ofício; só os olhos têm dois. O Ouvido ouve, o Gosto gosta, o Olfacto cheira, o Tacto apalpa, só os olhos têm dois ofícios: Ver e Chorar. Estes serão os dois pólos do nosso discurso. Ninguém haverá (se tem entendimento) que não deseje saber por que ajuntou a Natureza no mesmo instrumento as lágrimas e a vista; e por que uniu a mesma potência o ofício de chorar, e o de ver? O ver é a acção mais alegre; o chorar a mais triste. Sem ver, como dizia Tobias, não há gosto, porque o sabor de todos os gostos é o ver; pelo contrário, o chorar é o estilado da dor, o sangue da alma, a tinta do coração, o fel da vida, o líquido do sentimento. Por que ajuntou logo a natureza nos mesmos olhos dois efeitos tão contrários, ver e chorar? A razão e a experiência é esta. Ajuntou a Natureza a vista e as lágrimas, porque as lágrimas são consequência da vista; ajuntou a Providência o chorar com o ver, porque o ver é a causa do chorar. Sabeis porque choram os olhos? Porque vêem.

Padre António Vieira, in "Sermões"

6 comentários:

mfc disse...

E.... bons olhos te vejam!
E podemos dizer de tudo na expressão do olhar da foto!
Nele cabem todas as emoções.

micael disse...

Tobias dizia que "sem ver não há gosto" ???

Como definir o Belo?
O velho ditado diz: "O amor é cego"

Então, não há gosto no amor?!..
Ver é uma ilusão quando se juntam outras emoções.

Micael e Conceição

Anjo azul disse...

Adelina. Os meus parabéns!
Por este meio a ti quero endereçar,
O Post que aqui tens,
Além de lindo, dá que pensar.

Eu disse, deve ser uma tristeza infinda,
Viver sem poder ver...
Disseram-me, é mais triste ainda,
Ter olhos e não o fazer.

E tens razão podes crer,
Por vezes andamos tão cegamente
Que conseguimos ver
O que a vida coloca na nossa frente

Boa semana

Anjo azul disse...

Adelina. Os meus parabéns!
Por este meio a ti quero endereçar,
O Post que aqui tens,
Além de lindo, dá que pensar.

Eu disse, deve ser uma tristeza infinda,
Viver sem poder ver...
Disseram-me, é mais triste ainda,
Ter olhos e não o fazer.

E tens razão podes crer,
Por vezes andamos tão cegamente
Que não conseguimos ver
O que a vida coloca na nossa frente

Ps: Desculpa repetir o comentário, mas havia um erro no outro

Boa semana

Vitamina Dupla disse...

Li o teu post pq vejo e não me fez chorar, mas fez me pensar.

"Ajuntou a Natureza a vista e as lágrimas, porque as lágrimas são consequência da vista; ajuntou a Providência o chorar com o ver, porque o ver é a causa do chorar. Sabeis porque choram os olhos? Porque vêem."

Será que um cego não chora??
Chora que eu sei, mas mais uma vez Adelina obrigado por este momento de reflexão.

Adorei a intensidade e a expressão do olhar da foto.

Beijo de olhos fechados mas com o mesmo sentimento de amizade e carinho que já tenho ao passar por aqui :-)
E agora para tactear, um abraço apertado em ti, um não dois :-)

Remus disse...

Seja com quem for que fez este grafíti, ele é um artista com grande talento.
A fotógrafa teve a grande sabedoria de retirar o melhor pormenor do grafíti.