quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Espelho oscilante

Bilbao, 2012 © Adelina Silva

Ninguém compreende outro. Somos, como disse o poeta, ilhas no mar da vida; corre entre nós o mar que nos define e separa. Por mais que uma alma se esforce por saber o que é outra alma, não saberá senão o que lhe diga uma palavra - sombra disforme no chão do seu entendimento.
Amo as expressões porque não sei nada do que exprimem. Sou como o mestre de Santa Marta: contento-me com o que me é dado. Vejo, e já é muito. Quem é capaz de entender? Talvez seja por este cepticismo do inteligível que eu encaro de igual modo uma árvore e uma cara, um cartaz e um sorriso. (Tudo é natural, tudo artificial, tudo igual.)
Tudo o que vejo é para mim o só visível, seja o céu alto azul de verde branco da manhã que há-de vir, seja o esgar falso em que se contrai o rosto de quem está a sofrer perante testemunhas a morte de quem ama.
Bonecos, ilustrações, páginas que existem e se voltam. Meu coração não está neles nem quase minha atenção, que os percorre de fora, como uma mosca por um papel.
Sei eu sequer se sinto, se penso, se existo? Nada: só um esquema objectivo de cores, de formas, de expressões de que sou o espelho oscilante por vender inútil.

Fernando Pessoa, in "O Livro do Desassossego"

7 comentários:

Photo Attraction disse...

Fotografia muito bem conseguida.
Os reflexos de várias cores estão fabulosos.

E#xiste um Olhar disse...

Uma autêntica pintura!
Fiquei fascinada!

Fábio Martins disse...

Grande foto Adelina! Gosto muito

mfc disse...

Como contando uma história aos quadradinhos...
Que linda e imaginativa foto!
Beijinhos,

Remus disse...

Uma autêntica manta de retalhos. E das bonitas, porque existem mantas de retalhos que são de fugir... :-P

Rute disse...

Está brutal! Não me ocorre outra palavra para definir esta imagem. Adorei!

E depois "O Livro do Desassossego" é para mim uma obra de arte...gostei muito do excerto que escolheste para acompanhar a tua fotografia.

* Grande post!

1 bj

PAULO | PHOTOS disse...

Gosto bastante desta composição!

a deformação das imagens está fantática...