sexta-feira, 22 de outubro de 2010

A minha terra

Porto, 2010 © Adelina Silva


Nós, os Portugueses pertencemos à Humanidade, à Europa e a Portugal. Não somos três coisas distintas, senão uma única, inteira, a nossa.
Cada indivíduo não pode chegar até si mesmo senão através dessas três unidades a que pertence: o mundo, aquela das cinco partes do mundo onde está a sua terra, e a sua terra. A terra de cada indivíduo não está limitada pelas legítimas fronteiras físicas e políticas do seu próprio território, é além disso um pedaço determinado de uma quinta parte do mundo inteiro. E o indivíduo está tão longe de si mesmo que para chegar até si tem primeiro que dar a sua volta ao mundo, completa, até ao ponto de partida. E todo aquele que queira encontrar dentro de si mesmo a sua própria personalidade, ficará romanticamente sozinho no meio das multidões, na mais terrível solidão de todos os tempos, uma solidão onde o próprio deserto está cheio de arranha-céus e as ruas inundadas de gente!
O indivíduo nunca pertenceu a si mesmo. Pertence em absoluto à sua colectividade. E a sua colectividade é a sua própria Terra e mais aquela das cinco partes do mundo onde está a sua terra e mais o mundo inteiro também.


Almada Negreiros, in "Ensaios"

3 comentários:

mfc disse...

Gosto destes recantos onde se sente a terra...

Remus disse...

Estive aqui longos momentos a tentar descobrir em que zona do Porto é que foi tirada esta fotografia. E não consegui. O que só prova que conheço muito mal o Porto :-)

Remus disse...

Quinta de Bonjóia?
Nunca tinha «ouvido» semelhante coisa.
É um sitio a visitar!